Pare para pensar, quantas
vezes você já chegou à frente da gondola do supermercado e se deparou com uma
infinidade de produtos da mesma linha a sua disposição? cores e formatos
variados não faltam para te entreter, o consumidor mais desatento na maioria
das vezes acaba pegando o produto com a embalagem que mais o agrada, mas para o
consumidor mais detalhista a degustação da infinidade de rótulos é um
passatempo tão divertido quanto consumir o produto em si.
Com a cachaça também não
é diferente, no Brasil a uma infinidade de marcas disponível, no Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento existem cadastradas 4 mil marcas, tendo
sua grande parte concentrada na região sudeste nos estados de São Paulo e Minas
Gerias, estipula-se também que no pais há 40 mil produtores, gerando por ano
1,2 bilhões de litros o equivalente para encher dois Maracanãs só com cachaça.
Este grande número
disponível no mercado, beneficia o consumidor, que tem um amplo catalogo de
bebidas para escolher deixando a grande incógnita e tirando o sono de muitos
empresários e diretores de marketing. Até onde a embalagem ajuda na venda da
minha cachaça?
O Doutor em ciências e
tecnologias de alimentos, João de Deus Souza Carneiro em seu estudo dos fatores
da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, afirma
que há cinco fatores a serem primordiais, sendo eles tipos de embalagens,
marca, ilustrações, informações sobre o tempo de envelhecimento, informações
sobre o tipo de madeira usado no tonel para envelhecer a cachaça.
Em uma analise técnica,
Roberta Scatolim, doutoranda em desing pela UNESP de Bauru diz “reconhecimento
do produto pelo rótulo, o usuário pode tornar tangível segurando a embalagem,
cheirando e experimentando. O reconhecimento do produto implica no contato
visual ou mesmo no uso anterior”.
E ainda temos o fator
histórico e social, que transforma a cachaça a ser testemunha ocular da
historia do país, como afirma Lucia C. M. Dias, Especialista em Comunicação e
Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing “no aspecto
sociocultural, a embalagem assume a expressão da cultura e do estágio de
desenvolvimento de empresas e países, constituindo uma nova forma de expressão
artística e cultural dentro da sociedade de consumo”.
A UNESP (Universidade Estadual Paulista
"Júlio de Mesquita Filho") realiza
o Concurso de Qualidade Cachaça de Alambique que em sua ultima edição, na
categoria, melhor apresentação de produto teve como vencedora a Middas Cachaça,
produzida em alambique, a marca inovou ao acrescentar como diferencial ouro
comestível, segundo Leandro Dias, CEO da Dias de Ouro empresa detentora da
Marca Middas “o concurso vem trazer visibilidade e trazer reconhecimento para o
excelente trabalho dos produtores de cachaça de alambique”.
imagem: instagram.com
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Por Peter Vetelli
Fontes:
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