quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O rótulo da cachaça faz toda diferença

Pare para pensar, quantas vezes você já chegou à frente da gondola do supermercado e se deparou com uma infinidade de produtos da mesma linha a sua disposição? cores e formatos variados não faltam para te entreter, o consumidor mais desatento na maioria das vezes acaba pegando o produto com a embalagem que mais o agrada, mas para o consumidor mais detalhista a degustação da infinidade de rótulos é um passatempo tão divertido quanto consumir o produto em si.

Com a cachaça também não é diferente, no Brasil a uma infinidade de marcas disponível, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento existem cadastradas 4 mil marcas, tendo sua grande parte concentrada na região sudeste nos estados de São Paulo e Minas Gerias, estipula-se também que no pais há 40 mil produtores, gerando por ano 1,2 bilhões de litros o equivalente para encher dois Maracanãs só com cachaça.

Este grande número disponível no mercado, beneficia o consumidor, que tem um amplo catalogo de bebidas para escolher deixando a grande incógnita e tirando o sono de muitos empresários e diretores de marketing. Até onde a embalagem ajuda na venda da minha cachaça?

O Doutor em ciências e tecnologias de alimentos, João de Deus Souza Carneiro em seu estudo dos fatores da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, afirma que há cinco fatores a serem primordiais, sendo eles tipos de embalagens, marca, ilustrações, informações sobre o tempo de envelhecimento, informações sobre o tipo de madeira usado no tonel para envelhecer a cachaça.

Em uma analise técnica, Roberta Scatolim, doutoranda em desing pela UNESP de Bauru diz “reconhecimento do produto pelo rótulo, o usuário pode tornar tangível segurando a embalagem, cheirando e experimentando. O reconhecimento do produto implica no contato visual ou mesmo no uso anterior”.

E ainda temos o fator histórico e social, que transforma a cachaça a ser testemunha ocular da historia do país, como afirma Lucia C. M. Dias, Especialista em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing “no aspecto sociocultural, a embalagem assume a expressão da cultura e do estágio de desenvolvimento de empresas e países, constituindo uma nova forma de expressão artística e cultural dentro da sociedade de consumo”.

A UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") realiza o Concurso de Qualidade Cachaça de Alambique que em sua ultima edição, na categoria, melhor apresentação de produto teve como vencedora a Middas Cachaça, produzida em alambique, a marca inovou ao acrescentar como diferencial ouro comestível, segundo Leandro Dias, CEO da Dias de Ouro empresa detentora da Marca Middas “o concurso vem trazer visibilidade e trazer reconhecimento para o excelente trabalho dos produtores de cachaça de alambique”.


imagem: instagram.com

Quer enriquecer o seus repertorio sobre embalagens de cachaças? O site Mapa da Cachaça mantem uma sessão legal com rótulos cadastrados, confiram aqui e se delicie com rótulos de todo o país. http://www.mapadacachaca.com.br/rotulodecachaca/.

Por Peter Vetelli

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